Submissão e apresentação de trabalhos

A SEMUNI possui um sistema de submissão que fará a conversão e a conferência automática de elementos textuais dos resumos (fonte, alinhamento, tamanho, extensão, etc), conforme as normas a seguir descritas. Portanto, cabe aos autores observarem tais normativas antes de efetivarem a submissão de modo a produzirem seus trabalhos, respeitando as definições aqui estabelecidas.

O caderno de resumos da Semana Universitária será disponibilizado eletronicamente no site do evento através do endereço eletrônico: Semana Universitária – Unilab. Os Resumos deverão obedecer ao respectivo modelo de submissão  (resumo simples ou resumo expandido). Somente serão publicados nos Anais do evento os resumos aprovados pelo Comitê Científico e apresentados no evento. Pedimos atenção para a completa obediência às normas definidas e abaixo descritas. Sugerimos que os autores façam rigorosa revisão gramatical, ortográfica, de digitação, de normalização para elaboração dos trabalhos, de conteúdo e dados da pesquisa no resumo. Não será possível correção, após o resumo enviado em sua versão revisada. Os dados serão publicados exatamente como enviados. Todos os autores e orientadores devem ter conhecimento das normas do evento, do conteúdo do resumo e concordar em ter seu nome inserido no trabalho. 

Os dados dos autores que fazem parte da comunidade acadêmica da Unilab serão importados automaticamente do SIGAA. Portanto, é de extrema importância que os autores e orientadores mantenham seus dados atualizados.

Tutorial para Submissão de Trabalhos (PDF)
Tutorial para Submissão de Trabalhos (Vídeo)

Manual do Avaliador Acadêmico

Conheça os Encontros que Integram a VIII Semana Universitária Unilab


Normas Para Submissão de Trabalhos

1. CATEGORIAS DE TRABALHOS

Resumo simples (pôster): O Resumo simples apresenta resultados parciais ou finais de projetos. 

Resumo expandido: O resumo expandido apresenta resultados finais de projetos. Para fins de ilustração, apresentamos o modelo de resumo expandido:  https://unilab.edu.br/wp-content/uploads/2022/05/Modelo-Apresentacao-de-Trabalho-VIII-Semuni-Unilab.pptx

Para fins de ilustração, disponibilizados os modelos de resumo simples, e resumo expandido para download.

1.1 – ORIENTAÇÕES GERAIS (RESUMO SIMPLES E EXPANDIDO)

Os Resumos (Simples e Expandido) devem ser escritos em língua portuguesa, apresentar título, autoria, corpo do texto e palavras-chave.

Deve incluir pontos significativos, ser explícito e conciso, ser redigido em um único parágrafo, com frases coerentes e em continuidade (começo, meio e fim).

Deve-se usar o verbo na voz ativa e na terceira pessoa do singular.

Também devem atender aos seguintes critérios:

  1. Título:
    • Deve ser Preciso e informativo, centralizado, escrito em letras maiúsculas, em negrito, fonte Times New Roman, tamanho 14 (máximo de 20 palavras);
    • Se houver subtítulo deve ser em letras minúsculas.
  2. Autoria:
    • Após o título deve ter um espaçamento de 1,5 linhas, identificar os nomes dos autores (alinhados à direita), seguidos de nota de rodapé com titulação, curso, unidade e e-mail de cada autor;
    • Pode-se listar até cinco (5) autores, com a primeira letra de cada nome/sobrenome maiúscula (Ex.: Fulano dos Santos e Silva). Não listá-los apenas com as iniciais e o último sobrenome (Ex.: F.S. Silva);
    • O nome do coordenador/orientador deve constar obrigatoriamente entre os autores.
  3. Corpo do texto do resumo:
    • Composto de uma sequência de frases concisas, afirmativas e não de enumeração de tópicos. A primeira frase deve ser significativa, explicando o tema principal do trabalho. Devendo ressaltar o objetivo, a metodologia, os resultados e as conclusões/Considerações gerais do trabalho;

    • Dever ser digitado em fonte Times New Roman, tamanho 12, justificado, espaçamento de 1,5 entre as linhas, cor preta, O Tamanho do papel deve ser A4, e as margens configuradas da seguinte forma: esquerda e superior de 3cm e direita e inferior 2cm;

    • Para Resumo Simples deve conter no mínimo de 150 e máximo de 300 palavras; não constar citações, tabelas, gráficos, figuras, referências bibliográficas;

    • Para Resumo Expandido deve ser escrito de no mínimo 03 (três) páginas e no máximo 06 (seis) páginas em texto corrido. Deverá contemplar, obrigatoriamente, título, autoria, resumo, palavras-chave e corpo do  texto com  seções:  INTRODUÇÃO, OBJETIVOS, METODO, RESULTADOS e CONCLUSÕES, além das REFERÊNCIAS, grafadas em negritos e identificadas no corpo do texto. Podendo apresentar tabela ou figura (fotografia, gráfico, desenho) e conter citações até 3 linhas, inseridas no corpo do texto, junto com a chamada no sistema autor-data, conforme recomendações do Manual de Normalização de Trabalhos Acadêmicos da Unilab: https://unilab.edu.br/wp-content/uploads/2021/04/Manual-de-Normalizacao-SIBIUNI-2020.pdf

  4. Palavras-chave:
    • Devem ficar logo abaixo do Resumo, antecedidas com a expressão Palavras-chave, seguida de dois pontos, separadas entre si por ponto e vírgula, finalizadas por ponto e com alinhamento justificada. 
    • Devem ser grafadas com letras iniciais minúsculas com exceção dos substantivos próprios e nomes científicos. No mínimo três (3) e no máximo quatro (4) palavras-chave (UNILAB, 2020).
  5.  Referências:
    • Devem constar no Resumo Expandido as referências apresentadas no   texto   conforme   a   ABNT   NBR   6023:2018   –   Informação   e documentação – Referências – Elaboração.

      Obs: Alterações (sugestões) foram com base nas seguintes normas da ABNT NBR 6023/2018, NBR 10520/2002, NBR 6028/2021 e NBR 14724/2011. 

1.2 – NORMAS GERAIS PARA A GRAVAÇÃO E SUBMISSÃO DAS APRESENTAÇÕES

  1. Instrução sobre a gravação dos vídeos:
    1. Apresentação de resumo simples ou expandido deverá ter duração entre 8 e 10 minutos;
    2. O vídeo deverá ser gravado na horizontal;
    3. Não há definição para resolução mínima ou máxima;
    4. Quando houver apresentação do autor, o fundo do vídeo deverá ser, preferencialmente, com uma cor clara;
    5. O autor de resumo poderá gravar slides e narrar a sua apresentação;
    6. É possível incluir outros vídeos, fotografias, projeções, slides, setas, legendas ou qualquer recurso didático na apresentação;
    7. O autor principal deverá aparecer pelo menos no início e ao final da apresentação;
    8. Quando a bolsa tiver fomento o autor deverá indicar de forma explícita (a condição de bolsista), ao final da apresentação e no texto do trabalho, nos agradecimentos;
    9. O link a ser submetido no sistema da semana universitária deverá direcionar para um vídeo exibível na plataforma de compartilhamento de vídeos youtube;
    10. O autor deve realizar a apresentação da forma mais clara possível, utilizando os melhores recursos disponíveis, passando as informações de forma clara e objetiva. Sugere-se que o autor divida o tempo do vídeo entre apresentação do trabalho, conteúdo temático e considerações finais/agradecimentos;
    11. A comissão geral, através da subcomissão de comunicação, disponibiliza modelos de slides para serem utilizados na apresentação.

Obs.: Se tiver algum problema ao tentar baixar os arquivo, por favor, entre em contato com a comissão geral através do e-mail: semuni@unilab.edu.br

1.3 – CRONOGRAMA DE SUBMISSÃO E AVALIAÇÃO DE TRABALHOS

Atividade

Período

Link 

Submissão de trabalhos pelo aluno/autor

19/09 – 21/10

https://semanauniversitaria.unilab.edu.br/acesso-inscricoes/

Validação dos trabalhos pelo coordenador/orientador

20/10 – 03/11

http://semuni.unilab.edu.br/modulos/

Checagem/Análise dos trabalhos

25/10 – 11/11

https://semanauniversitaria.unilab.edu.br/gerenciar/

Período de ajustes dos trabalhos submetidos e validados pelo aluno/autor

10/11 – 24/11

https://semanauniversitaria.unilab.edu.br/acesso-inscricoes/

Confirmação de trabalhos aprovados pela organização

21/11 – 29/11

http://semanauniversitaria.unilab.edu.br

Avaliação dos trabalhos (Avaliadores) 

Manual do Avaliador Acadêmico

29/11 – 02/12

http://semuni.unilab.edu.br/modulos/avaliar/

2. CONSIDERAÇÕES FINAIS

Os resumos dos trabalhos submetidos para o evento, elaborados pelos discentes, técnicos e/ou docentes da UNILAB, serão avaliados quanto à formatação e atendimento dos requisitos necessários pelas Comissões de cada Pró-reitoria. Após esta avaliação, será divulgada, nesta página, uma lista com os títulos dos resumos indicados e aceitos para apresentação. Durante a apresentação, o trabalho será avaliado quanto ao mérito técnico-científico para que, sendo indicado pelos avaliadores, seja publicado nos anais do evento. 

Trabalhos externos à UNILAB passarão por avaliação antes de serem aceitos para o evento. Casos omissos serão deliberados pela Comissão Geral de Organização da Semana Universitária. 

Normas para Submissão e Apresentação de Trabalhos VIII Semuni (Atualizado)

Tutorial de Submissão de Trabalhos

Tutorial de Submissão de Trabalhos (em vídeo)

Manual do Avaliador Acadêmico


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