Ir para o Portal da Unilab Expandir/Contrair área de links relevantes
MENU BUSCA
Busca interna

Normas para submissão e apresentação de trabalhos

A SEMUNI possui um sistema de submissão que fará a conversão e a conferência automática de elementos textuais dos resumos (fonte, alinhamento, tamanho, extensão, etc), conforme as normas a seguir descritas. Portanto, cabe aos autores observarem tais normativas antes de efetivarem a submissão de modo a produzirem seus trabalhos, respeitando as definições aqui estabelecidas.

O caderno de resumos da Semana Universitária será disponibilizado eletronicamente no site do evento através do endereço eletrônico: Semana Universitária – Unilab. Os Resumos deverão obedecer ao respectivo modelo de submissão  (resumo simples ou resumo expandido). Somente serão publicados nos Anais do evento os resumos aprovados pelo Comitê Científico e apresentados no evento. Pedimos atenção para a completa obediência às normas definidas e abaixo descritas. Sugerimos que os autores façam rigorosa revisão gramatical, ortográfica, de digitação, de conteúdo e dados da pesquisa no resumo. Não será possível correção, após o resumo enviado em sua versão revisada. Os dados serão publicados exatamente como enviados. Todos os autores e orientadores devem ter conhecimento das normas do evento, do conteúdo do resumo e concordar em ter seu nome inserido no trabalho. 

Os dados dos autores que fazem parte da comunidade acadêmica da Unilab serão importados automaticamente do Sigaa. Portanto, é de extrema importância que os autores e orientadores mantenham seus dados atualizados.


1. CATEGORIAS DE TRABALHOS

Resumo simples: O Resumo simples apresenta resultados parciais ou finais de projetos.  

Resumo expandido: O Resumo expandido apresenta resultados finais de projetos. Para fins de ilustração, apresentamos o modelo de resumo expandido.

Para fins de ilustração, disponibilizados os modelos de resumo simples e resumo expandido para download.

ATENÇÃO!!!

  • Esses modelos serão formatados automaticamente na submissão dos resumos. Não há necessidade do autor se preocupar com as formatações de espaçamento, tamanho da fonte, etc. 
  • Cada encontro adota categorias específicas de trabalhos que poderão ser submetidos e apresentados. Caberá aos autores conhecer as normas dos encontros e adequarem sua submissão/apresentação. 

1.1. Normas para Elaboração dos Resumos Simples dos Trabalhos Científicos (NBR 6028/2003)

O resumo simples não deve conter tabelas, gráficos, figuras, referências bibliográficas e subtítulos; O documento deve ser escrito em língua portuguesa e apresentar título, autoria, corpo do texto, palavras-chave. Também devem atender às seguintes normas:

  1. Titulo:
    • Preciso e informativo (máximo de 20 palavras);
  2. Autoria:
    • Pode-se listar até cinco (5) autores, com a primeira letra de cada nome/sobrenome maiúscula (Ex.: Fulano dos Santos e Silva). Não listá-los apenas com as iniciais e o último sobrenome (Ex.: F.S. Silva);
    • O nome do coordenador/orientador deve constar obrigatoriamente entre os autores
  3. Corpo do texto do resumo:
    • O resumo deve ser composto de uma sequência de frases concisas, afirmativas e não de enumeração de tópicos. A primeira frase deve ser significativa, explicando o tema principal do trabalho.
    • Digitado em parágrafo único devendo ressaltar o Objetivo, o Método, os Resultados e as Conclusões do trabalho.
    • Deve-se usar o verbo na voz ativa e na terceira pessoa do singular.
    • Mínimo de 100 e máximo de 250 palavras; (NBR6028)
  4. Palavras-chave:
    • No mínimo três (3) e no máximo quatro (4) palavras-chave (UNILAB, 2020)
    • Digitado em letras minúsculas (à exceção de nomes próprios, nomes científicos e siglas);

1.2. Normas para Elaboração de Resumo Expandido dos Trabalhos Científicos (NBR 6023/2002, NBR 10520/2002, NBR6028/2003 e NBR 14724/2011)

Deve ser escrito a partir do modelo de resumo expandido, folha tamanho A4 (210 x 297 mm) com margens superior e esquerda de 3,0 cm; inferior e direita de 2,0 cm; O resumo expandido deverá conter no mínimo três e no máximo cinco laudas, incluindo apresentação de tabelas, gráficos, figuras, referências bibliográficas e subtítulos; O documento deve ser escrito em língua portuguesa e apresentar obrigatoriamente título, autoria, resumo, palavras-chave, Introdução, Metodologia, Resultados e discussão, Conclusões, Agradecimentos e Referências, atendendo às seguintes normas de formatação:

  1. Titulo:
    • Preciso e informativo (máximo de 20 palavras);
  2. Autoria:
    • Pode-se listar até cinco (5) autores, com a primeira letra de cada nome/sobrenome maiúscula (Ex.: Fulano dos Santos e Silva). Não listá-los apenas com as iniciais e o último sobrenome (Ex.: F.S. Silva);
    • O nome do coordenador/orientador deve constar obrigatoriamente entre os autores
  3. Resumo:
    • O resumo deve ser composto de uma sequência de frases concisas, afirmativas e não de enumeração de tópicos. A primeira frase deve ser significativa, explicando o tema principal do trabalho.
    • Digitado em fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento simples, Justificado e digitado em parágrafo único devendo ressaltar o Objetivo, o Método, os Resultados e as Conclusões do trabalho.
    • Deve-se usar o verbo na voz ativa e na terceira pessoa do singular.
    • Mínimo de 100 e máximo de 250 palavras; (NBR6028)
  4. Palavras-chave:
    • No mínimo três (3) e no máximo quatro (4) palavras-chave (UNILAB, 2020)
  5. Introdução, Metodologia, Resultados e discussão, Conclusões, Agradecimentos e Referências
    • Apresentar tabelas, gráficos e figuras de acordo NBR 14724/2011
    • Apresentar texto de citações de acordo com a NBR 10520/2002
    • Indicar apenas as referências apresentadas no texto de acordo com a NBR 6023/2002

 1.3. Normas gerais para a gravação e submissão das apresentações

  1. Instrução sobre a gravação dos vídeos
    • Apresentação de resumo simples ou expandido deverá ter duração entre 8 e 10 minutos
    • O vídeo deverá ser gravado na horizontal
    • Não há definição para resolução mínima ou máxima
    • Quando houver apresentação do autor, o fundo do vídeo deverá ser, preferencialmente, com uma cor clara
    • O autor de resumo poderá gravar slides e narrar a sua apresentação
    • É possível incluir outros vídeos, fotografias, projeções, slides, setas, legendas ou qualquer recurso didático na apresentação
    • O autor principal deverá aparecer pelo menos no início e ao final da apresentação
    • Quando a bolsa tiver fomento o autor deverá indicar de forma explícita (a condição de bolsista), ao final da apresentação, nos agradecimentos.
    • O link a ser submetido no sistema da semana universitária deverá direcionar para um vídeo exibível na plataforma de compartilhamento de vídeos youtube.
    • O autor deve realizar a apresentação da forma mais clara possível, utilizando os melhores recursos disponíveis, passando as informações de forma clara e objetiva. Sugere-se que o autor divida o tempo do vídeo entre apresentação do trabalho, conteúdo temático e considerações finais/agradecimentos.
    • O aluno poderá solicitar ao Instituto de Educação a Distância recursos para gravação de seu vídeo caso não possua recursos próprios. A solicitação pode ser feita através de envio de email para iead@unilab.edu.br.
    • A comissão geral, através da subcomissão de comunicação, disponibiliza modelos de slides para serem utilizados na apresentação. Seguem os links:

Obs.: Se tiver algum problema ao tentar baixar os arquivo, por favor, entre em contato com a comissão geral através do e-mail: semuni@unilab.edu.br

2. CONSIDERAÇÕES FINAIS

Os resumos dos trabalhos submetidos para o evento, elaborados pelos discentes, técnicos e/ou docentes da UNILAB, serão avaliados quanto à formatação e atendimento dos requisitos necessários pelas Comissões de cada Pró-reitoria. Após esta avaliação, será divulgada, nesta página, uma lista com os títulos dos resumos indicados e aceitos para apresentação. Durante a apresentação, o trabalho será avaliado quanto ao mérito técnico-científico para que, sendo indicado pelos avaliadores, seja publicado nos anais do evento.

Trabalhos externos à UNILAB passarão por avaliação antes de serem aceitos para o evento.

Casos omissos serão deliberados pela Comissão Geral de Organização da Semana Universitária.


Tutoriais em vídeo

Tutorial de upload de vídeo (com libras)
Tutorial para submissão de trabalhos (com libras)

Retornar ao topo