Apresentação

É com satisfação que a comunidade acadêmica da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) realiza sua Semana Universitária e compartilha o registro do que foi apresentado ao longo das atividades de cada evento. Organizada pelo esforço conjunto das Pró-Reitorias de Graduação (PROGRAD), de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG),  e de Extensão, Arte e Cultura (PROEX), a Semana Universitária tem periodicidade anual e congrega atividades acadêmicas realizadas em diversos municípios através dos projetos desenvolvidos nos campus instalados nos estados do Ceará e da Bahia.

Anualmente, os alunos envolvidos nas atividades de ensino, pesquisa e extensão compartilham os saberes consolidados através de experiências científicas e construídos a partir do compartilhamento de saberes, que é a base conceitual da própria UNILAB. Consideradas a interdisciplinaridade e a integração dos saberes, sejam eles de diferentes ramos da ciência ou de base tradicional/ancestral, espera-se que a Semana Universitária possibilite um diálogo através diversas atividades oferecidas, sejam elas palestras, minicursos ou a apresentações de trabalhos. Desse modo, a Semana Universitária se apresenta como um espaço de reafirmação desse compromisso da UNILAB, enquanto IFES, em produzir uma rede complexa de saberes que se constroem a partir do compartilhar e do integrar.

Com esse mesmo espírito realizam-se, nesse espaço de interação, encontros específicos voltados para o compartilhamento de experiências em diversos contextos, quais sejam: o de Iniciação científica, o de Iniciação à Docência, o de atividades de Extensão, Arte e Cultura, aqueles realizados na modalidade de Educação a Distância,  o de Práticas docentes e Discentes e, finalmente, o da Pós-Graduação.

Espera-se que os Anais do evento sirvam de registro documental e que possibilitem o acesso aos esforços empreendidos por todos que integram a Unilab – estudantes, professores e técnicos-administrativos – no rumo da crescente integração internacional da lusofonia Afro-Brasileira.

Boa leitura!